ACTIVIDADES COM A ECOTECA DE MACEDO DE CAVALEIROS

A professora Sandra, da Ecoteca de Macedo de Cavaleiros esteve no Jardim de Infância de Bagueixe e proporcionou-nos várias actividades durante um dia.

O NOSSO "DIA DA ÁRVORE" -Plantámos uma árvore. O meu pai cavou um buraco grande no recreio para nós plantarmos. (L.)

-A nossa árvore é uma tília. (B.)
-As tílias são árvores de chá. (S.)


TÍTULO: "Árvore"
EDITOR: Civilização


-Pintámos árvores. (A.)

PROPRIEDADES DO SOLO
-Fizemos muitas experiências com solo. Vimos a cor, o cheiro, se tem raízes e minhocas e se quando regamos o solo "segura" a água ou não. (B.)

-Se o solo tiver minhocas e bocados de raízes dá para semear, mas se for areia não dá. (S.)


-Registámos tudo numa tabela. (A.)

COMPOSTAGEM

-A professora Sandra ensinou-nos a fazer compostagem. Arranjámos uma caixa de madeira e pusemos ramos secos no fundo. (S.)

-Depois deitam-se cascas de fruta e de batatas, folhas de couves, borra de café, folhas do chá, bocados de papel... (B.)
-O papel não pode ser muito, porque leva muito tempo a desfazer. (S.)
-Por cima pomos folhas secas. (A.)


-No fim tem que se molhar, e depois tapa-se para os gatos e os cães não irem lá comer. (A.)
-De vez em quando tem que se misturar com um pau, e se estiver seco tem que se molhar. Daqui a algum tempo já vamos ter adubo para deitar nas plantas. (S.)


POLUIÇÃO DO SOLO -Também vimos que não se deve deitar lixo na natureza. O plástico, por exemplo, leva muitos anos a desfazer-se e se as plantas tiverem plásticos ao pé delas, já não vão ser boas plantas. (B.)
-Fizemos um vaso com um garrafão, pusemos lá um bocado de terra, deitámos cascas de pêra, papéis de rebuçado, tampas de plástico e de metal e um pedacinho de papel. Agora, de vez em quando vamos regar e depois vamos ver quais é que se desfazem. (S.)
-Se não se desfizerem é porque são poluição. (A.)


RECICLAR No fim das actividades as crianças e dois idosos da comunidade, que se juntaram a nós para aprenderem a fazer compostagem, tiveram ainda oportunidade de ver uma apresentação em PowerPoint sobre a política dos quatro Rs:
REDUZIR
RECICLAR
REUTILIZAR
RECUPERAR

O nosso agradecimento à Ecoteca de Macedo de Cavaleiros, e à professora Sandra.


__________________________________________