a LER+ «Nas soleiras das portas»

Este foi o livro que seleccionámos para a nossa quarta leitura nas soleiras das portas dos idosos de Bagueixe.
TÍTULO: O Pirilampo Mágico
AUTOR. Maria João Carvalho
ILUSTRADOR. Raquel Pinheiro
EDITOR: Cercica, CRL


Fomos a casa da D. Maria do Céu. Ela é da minha família. (S.)

Não ficámos na varanda, porque a D. Maria queria que fossemos para a cozinha. (A.)

O livro que escolhemos era o nosso pirilampo mágico para a D. Céu, mas ela... Plim! Tirou um pirilampo da manga! Também tinha um livro para a professora nos ler. (B.)

Era um livro dos netos dela. (S.)


TÍTULO: O burrinho e o mar
EDITOR: Majora


E no fim, plim! A D. Céu tirou mais um pirilampo, e contou-nos uma história. (A.)

História contada pela D. Maria do Céu (84 anos)

"Era não era, andava na serra. Andava lavrando, com um boi de feno e outro de palha. Cansei-me, sentei-me a descansar. À borda de uma parede tirei dois piolhos, fiz dois odres. Tirei duas pulgas, fiz duas mulas. Agora sim, já posso ir ao azeite!
Andei, andei, e anoiteceu-me. Lá para um prado deitei a albarda a pastar, e o burro à cabeceira. Lá por o meio da noite senti um sinico (sininho) de lã, que tocava sete léguas em roda, terra chã.
Dlão, dlão, anda-me a albarda no pão. Fui-me lá. Andava o adro ao redor da Igreja, a Igreja ao redor da procissão, e as tochas com os homens pela mão.
E, é!"


Esta história contava-ma a minha mãe quando eu era como estes meninos. (D. Maria do Céu)


______________________________________________