PNEP - «Ler para Crescer»

Mais uma vez a formadora do PNEP do Agrupamento de Macedo de Cavaleiros esteve no nosso Jardim de Infância. As crianças começaram por procurar o arco-íris num dos livros da Biblioteca.
Verificaram as cores do arco-íris e partiram para uma “lista” de coisas conhecidas que correspondam às 7 cores. Assim, o arco-íris é:


Vermelho como o tomate, a maçã, o morango e a cereja;
Alaranjado como a laranja, a cenoura e o pêssego;
Amarelo como o sol, a ameixa e a pêra;
Verde como a relva e as folhas das árvores;
Azul como o céu e a água do mar;
Anil como a noite;
Violeta como as uvas.


Seguiu-se a leitura do livro do dia e a visualização das imagens.

TITULO: Mamã, de que cor são os beijos?
AUTOR: Elisenda Queralt
ILUSTRADOR: Carla Pott
EDITOR: ItsImagical


De seguida as crianças foram convidadas para fazer um jogo: “sentar e rimar”.
Brincaram à descoberta das sílabas das palavras que gostaram. Para essa actividade utilizaram um jogo de encaixe.
Descobriram o som da letra B e palavras começadas por B. Fizeram jogos de três palavras, duas começadas por B, e uma diferente, e foram convidados a descobrir a palavra diferente.
Pronunciaram palavras prolongando os sons (aconchegou, calor, especial).
A formadora leu de seguida algumas frases do livro, omitindo uma palavra para que as crianças descobrissem de que palavra se tratava. Seguiram-se frases com palavras “disparate”.
Por fim as crianças tiveram oportunidade de dizer que cor, sabor, tamanho, peso, forma e cheiro pensam que os beijos têm.


Os beijos são cor-de-rosa, porque são bonitos. É o meu papá quem me dá beijinhos desta cor. São beijinhos bons e têm um chi-coração. Os beijos sabem a ar, são pequeninos como a lua e leves como um biberão de leitinho. Também têm a mesma forma que o biberão e cheiram a nuvens fofinhas. (A.)

Os beijos são cor de laranja, porque é uma cor feliz. É a minha mana Mariana quem me dá beijinhos cor de laranja. Os beijos sabem a bombom, porque são doces. São grandes como uma árvore e pesam como uma casa. Têm a forma de triângulo porque a boca fica assim quando damos um beijo, e cheiram a golfinho porque os golfinhos são amigos. (S.)


Os beijos são amarelos, porque são quentes. É a minha mãe quem me dá beijos amarelos. Os beijos sabem ao coração da minha mãe. São do tamanho de um camião e pesam como um camião. Têm a forma de uma bola do Porto, porque o Porto é o melhor, e cheiram a flores, porque cheiram bem e são bonitos. (B.)

Demos beijos grandes, pesados e de muitas cores à professora Alexandra, porque gostámos muito desta história.(S.)
________________________________________________