a LER+ «Nas soleiras das portas»

TÍTULO: Adivinha quanto eu gosto de ti no Verão
AUTOR: Sam McBratney
ILUSTRADOR: Anita Jeram
EDITOR: Caminho



Fomos a casa da D. Céu ler esta história. (A.)
A D. Céu ficou contente e emprestámos-lhe o livro para ela ler.(B.)
É uma história quentinha como o Verão. (S.)


PARA NÓS O VERÃO É:
Amarelo como o limão
e a areia da praia.
Verde como as folhas das árvores
e as ameixas.
Azul como o céu
e a água do mar.
Vermelho como as cerejas
e os morangos.
Castanho como a terra
e os troncos das árvores.

_________________________________

FESTA DE FINALISTAS

A «Dança do Joka»

Participámos na "Festa de Finalistas" do Pólo Escolar de Morais. A festa foi na aldeia de Lagoa e, acreditem, divertimo-nos muito!


"DA SEMENTE AO PÃO" O semeador.

A semente a crescer.

O ceifeiro.

Malhar as espigas.

O moleiro.

Pique, pique,
eu piquei,
grão de milho
eu achei.
Fui levá-lo
ao moinho.
O moinho
não moeu,
foram lá
os ladrões
e roubaram-me
os calções!


Peneirar a farinha.

Amassar o pão.

Assim se amassa,
assim se peneira,
assim se dá volta
ao pão na masseira.


...e o pão ficou pronto a sair do forno!


A nossa querida finalista, Sofia, a quem desejamos as MAIORES FELICIDADES!


Agradecemos à Comunidade de Lagoa a amabilidade e simpatia com que nos receberam.
Bem hajam!

___________________________________________

a LER+ «Nas soleiras das portas»

Fomos a casa da D. Ana ler uma história. (A.)

Ela é nossa amiga. Até nos ensinou a amassar o pão de centeio! (S.)

A professora leu o livro da "Lagartinha comilona. (B.)
TÍTULO: A Lagartinha comilona
TEXTO: Viktor Christen
ILUSTRADOR: Eric Carle
EDITOR: Círculo de Leitores


Oferecemos uma borboleta à D.Ana. (S.)

A nossa lagartinha de círculos.

A lagartinha comeu mesmo muito!

Quando a lagarta ficou com a barriga cheia de comida fez um casulo e ficou lá dentro a transformar-se em borboleta. E depois saiu muito bonita. (S.)

As nossas lagartas do bichinho da seda também são muito comilonas. (B.)

Mas só comem folhas de amoreira. (A.)





____________________________________________

EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA

Partilhamos aqui algumas experiências que fizemos sobre os estados físicos da água e as suas propriedades.
Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


TÍTULO: Água
AUTOR: Penelope Arlon
ILUSTRADOR: Tory Gordon-Harris
EDITOR: Civilização

TÍTULO:Gotinha sabe portar-se bem
AUTORES: Xoán Babarro, Ana María Fernández
ILUSTRADOR: Carla Nazareth
EDITOR: Everest


Agradecemos à Educadora Esmeralda Certo por nos ter emprestado este livro.
______________________________________________

UM HIGRÓMETRO NATURAL

Sabiam que as pinhas nos indicam se o tempo está seco ou húmido?

Para comprovar, fizemos uma experiência.

Fomos registando os dados.

Mergulhámos na água as pinhas abertas.

Duas horas depois, verificámos que as pinhas se fecharam.






_________________________________________

«DIA MUNDIAL DO AMBIENTE»

No "Dia Mundial do Ambiente", como já vem sendo nossa prática, fizemos mais uma acção de sensibilização, recolhendo lixo nas ruas da aldeia.
O nosso lema foi: "A nossa aldeia não é um caixote do lixo".


Este ano a surpresa foi BOA, porque havia poucos resíduos. Significa que a população está a ser cuidadosa. PARABÉNS!


As crianças separaram o lixo que recolheram.

TEMPO DE DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS

Plástico mais de 100 anos;
Metal 100 a 500 anos;
Papel 3 a 6 meses;
Papelão 1 a 4 meses;
Pilhas 100 a 500 anos;
Vidro tempo indeterminado;
Borracha tempo indeterminado;
Filtro de cigarros 5 anos;
Pastilha elástica 5 anos;
Fralda 450 anos.

O LIXO DURA UMA ETERNIDADE!!!

Pelo BEM de todos, PROTEJA O FUTURO!

Não deite resíduos na natureza!

____________________________________________

a LER+ «Nas soleiras das portas»

TITULO: A viagem da gotinha
AUTOR: Rita Duarte
ILUSTRADOR: Neuza Rodrigues
EDITOR: Arte Plural


Esta semana a leitura nas soleiras das portas foi para o Sr. Narciso.

O Sr Narciso ficou com o livro para ler no fim-de-semana. (B.)

Esta história é muito gira. (A.)

A gotinha andava no rio e o sol chamou-a. Ela foi subindo e fez uma nuvem de vapor e foi fazer uma viagem. Depois a nuvem ficou pesada e a gotinha caiu com a chuva, molhou duas flores, desceu pela terra e foi para o rio e encontrou as irmãs. E depois vão fazer as malas e vão todas viajar outra vez, porque o sol as chama, e depois tornam todas outra vez para o rio. (S.)
_________________________________________

PNEP - «Ler para Crescer»

Mais uma vez a formadora do PNEP do Agrupamento de Macedo de Cavaleiros esteve no nosso Jardim de Infância. As crianças começaram por procurar o arco-íris num dos livros da Biblioteca.
Verificaram as cores do arco-íris e partiram para uma “lista” de coisas conhecidas que correspondam às 7 cores. Assim, o arco-íris é:


Vermelho como o tomate, a maçã, o morango e a cereja;
Alaranjado como a laranja, a cenoura e o pêssego;
Amarelo como o sol, a ameixa e a pêra;
Verde como a relva e as folhas das árvores;
Azul como o céu e a água do mar;
Anil como a noite;
Violeta como as uvas.


Seguiu-se a leitura do livro do dia e a visualização das imagens.

TITULO: Mamã, de que cor são os beijos?
AUTOR: Elisenda Queralt
ILUSTRADOR: Carla Pott
EDITOR: ItsImagical


De seguida as crianças foram convidadas para fazer um jogo: “sentar e rimar”.
Brincaram à descoberta das sílabas das palavras que gostaram. Para essa actividade utilizaram um jogo de encaixe.
Descobriram o som da letra B e palavras começadas por B. Fizeram jogos de três palavras, duas começadas por B, e uma diferente, e foram convidados a descobrir a palavra diferente.
Pronunciaram palavras prolongando os sons (aconchegou, calor, especial).
A formadora leu de seguida algumas frases do livro, omitindo uma palavra para que as crianças descobrissem de que palavra se tratava. Seguiram-se frases com palavras “disparate”.
Por fim as crianças tiveram oportunidade de dizer que cor, sabor, tamanho, peso, forma e cheiro pensam que os beijos têm.


Os beijos são cor-de-rosa, porque são bonitos. É o meu papá quem me dá beijinhos desta cor. São beijinhos bons e têm um chi-coração. Os beijos sabem a ar, são pequeninos como a lua e leves como um biberão de leitinho. Também têm a mesma forma que o biberão e cheiram a nuvens fofinhas. (A.)

Os beijos são cor de laranja, porque é uma cor feliz. É a minha mana Mariana quem me dá beijinhos cor de laranja. Os beijos sabem a bombom, porque são doces. São grandes como uma árvore e pesam como uma casa. Têm a forma de triângulo porque a boca fica assim quando damos um beijo, e cheiram a golfinho porque os golfinhos são amigos. (S.)


Os beijos são amarelos, porque são quentes. É a minha mãe quem me dá beijos amarelos. Os beijos sabem ao coração da minha mãe. São do tamanho de um camião e pesam como um camião. Têm a forma de uma bola do Porto, porque o Porto é o melhor, e cheiram a flores, porque cheiram bem e são bonitos. (B.)

Demos beijos grandes, pesados e de muitas cores à professora Alexandra, porque gostámos muito desta história.(S.)
________________________________________________

«DA SEMENTE AO PÃO»

Continuamos a desenvolver o nosso projecto transversal alusivo ao pão, para que as crianças possam entender que da sementeira de pequenas sementes, e seguindo pacientemente todo o processo, se chega, finalmente, ao pão. O Sr. Narciso fez-nos uma surpresa e trouxe-nos a farinha que resultou da moagem do centeio, no dia em que visitámos o moinho com os nossos colegas do Pólo Escolar de Morais.

-Emprestou-nos as varilhas e uma peneira para nós peneirarmos, porque a farinha tinha muitos farelos. (A.)

Temos que ter força para a peneira andar nas varilhas. É giro! Ficamos enfarinhados. (B.)

Guardámos os farelos num saco. São para as galinhas do Sr. Narciso. (S.)

Vejam a nossa farinha de centeio! É escura e tem um cheiro forte, mas é muito fofinha! (S.)
Um dia destes vamos fazer um pão de centeio. Vamos pedir à minha avó para nos ensinar.(A.)


Deitámos alguns farelos no recreio, para os passarinhos e as formigas encherem a barriguinha! (B.)

O nosso centeio está enoooorme, e as espigas já estão quase todas maduras! (S.)

As espigas têm muitos grãozinhos. Estão gordas! (A.)
________________________________________________